É um conjunto de teorias, métodos e técnicas baseadas nas descobertas do neurologista austríaco Sigmund Freud (1856/1939) e consiste no tratamento de psiconeuroses, através do acesso ao inconsciente.

PSICANÁLISE: É a ciência que cuida do tratamento de psiconeuroses através da interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo.

PSICOLOGIA: Ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de sua interação com o ambiente físico e social.

PSIQUIATRIA: Ramo da medicina que se ocupa do diagnóstico, da terapia medicamentosa e da psicoterapia de pacientes portadores de psicopatologias.

A psicanálise é, também, um método psicoterápico do tratamento de alterações psíquicas que causam sofrimento às pessoas.

A psicanálise não é uma Profissão Regulamentada no Brasil, e nem em nenhum outro país do mundo, o que quer dizer, entre outras coisas, que não existe nenhum Curso de Graduação Superior em Psicanálise autorizado ou mesmo reconhecido pelo MEC. Por outro lado, quando o Ministério do Trabalho e Emprego reconheceu a ocupação de Psicanalista no Brasil, conforme CBO nº 2515-50 não fez nenhuma exigência quanto à necessidade de Curso Superior para que estes profissionais pudessem desempenhar esta atividade. Entretanto, há um consenso geral entre as Sociedades Psicanalíticas, que, visando manter elevado o padrão intelectual dos seus cursos, normatizaram que apenas seriam aceitos como alunos, pleiteantes com Graduação Superior em qualquer área do saber.

O curso tem duração de 24 meses (24 módulos), com aulas num final de semana de cada mês (sexta-feira das 18:00h às 22:00h e sábado das 8:00h às 12:00h e 14:00h às 18:00h), acrescidos de análise pessoal e estágio supervisionado.

Sim. Na semana da realização da aula (módulo), a SEPHIA disponibiliza no site sephianap.com.br a apostila correspondente à matéria agendada, que é acessada pelo aluno mediante senha.

A Grade Curricular do Curso de Formação em Psicanálise Clínica constitui-se de:

PSICANÁLISE I,II, III, IV e V

PSIQUIATRIA

INTERPRETAÇÃO DE SONHOS

METODOLOGIA DA PESQUISA

FUNDAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA

SEXOLOGIA

PSICOSSOMÁTICA

SEMIOLOGIA PSICANALÍTICA

ANATOMONEUROFISIOLOGIA APLICADA

ÉTICA PROFISSIONAL

SOCIOLOGIA PSICANALÍTICA

HIPNOSE CLÍNICA

PSICANÁLISE E RELIGIÃO

PSICOTERAPIAS BREVES

PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

PSICOPATOLOGIA

PARAPSICOLOGIA

PSICOFARMACOLOGIA

PÓS FREUDIANOS

PSICANÁLISE INFANTIL

Sim. Você poderá deixar de cursar um Módulo e retomar no mês seguinte ou quando programar.

O Psicanalista dentro das leis brasileiras é um profissional que trabalha em consultório, clínicas, escolas e outros, seguindo os postulados teórico-técnicos desenvolvidos por Freud ou pelos seus seguidores (neo-freudianos). Os Psicanalistas no Brasil são formados por Sociedades Psicanalíticas através de CURSOS LIVRES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, e são enquadrados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) do MINISTÉRIO DO TRABALHO, Portaria nº 397/MTE de 09/10/2002, sob número 2515.50 que reconhece e autoriza o exercício legal da atividade profissional do PSICANALISTA em todo o Território Nacional.

A SEPHIA foi fundada em 04/01/2004, portanto há 16 anos, período em que formou centenas de profissionais que atestam a credibilidade do seu Curso.